• Background Image

    Manta do tempo – Desafio 2017

    January 8, 2017

January 8, 2017

Manta do tempo – Desafio 2017

Olá pessoal!

Procurando coisas legais para fazer de crochê, encontrei nesse site essa ideia que achei muito legal!

Há alguns anos, uma marca de fios americana estava fazendo um novo branding e lançou essa Manta do Tempo (Temperature Blanket) baseada nas cores das suas linhas. Ela lançou um medidor de crochê, onde cada faixa de temperatura correspondia a uma cor. Continue lendo que você vai entender melhor!

Então, funciona assim: a cada dia você se compromete a fazer 3 carreiras da sua manta com a cor correspondente a temperatura que está onde você mora. Você pode usar o app do celular ou entrar em sites que digam a temperatura do dia, você pode escolher a máxima ou a mínima, ou a temperatura sempre na mesma hora do dia. Se você não vai poder crochetar algum dia, marque a temperatura para fazer depois. Mas não pode trapacear só para colocar uma cor que você quer em seguida da outra! Tem que obedecer certinho!!!

Para definir as suas cores e temperaturastemperaturepdf

Nessa imagem, você pode ver que temos 8 cores correspondentes a 8 faixas de temperatura. Em Curitiba, provavelmente eu usaria todas as 8 cores apenas nas 3 carreiras do dia, pois o tempo aqui é muito louco! Mas em alguns lugares do Brasil sabemos que a temperatura varia pouco. Então a dica é montar a sua com as temperaturas da sua região. Por exemplo, se onde você mora nunca faz menos de 20º C, então o seu “mais frio” pode ser 20º C, porque não adianta você utilizar temperaturas negativas no seu medidos se você não vai usar, aí sua manta não vai ficar colorida. Você não precisa usar faixas, por exemplo, se a temperatura da sua região varia de 20º a 30º C, você pode trocar de cor a cada 2ºC, apenas. Assim sua manta vai ficar coloridinha e linda =)

Em Curitiba, acho razoável definir 30º como temperatura máximo. E como é difícil termos temperaturas abaixo de 0º, essa vai ser a mínima.

Receitas

Não tem tamanho específico e nem um determinado tempo para fazer, por isso ela pode seguir diversos modelos.

Você pode fazer uma manta toda de ponto baixo, essa seria o jeito mais fácil de fazer. Ficaria como esse aqui:

 

Foto Crochet Crowd

Foto Crochet Crowd

Pode usar uma receita chevron (adoro!):

crochetrippleblanket

Foto JJ Crochet

Com um ponto trabalhadinho: (acho fofo!)

Foto do Google, não lembro de onde =(

Foto do Google, não lembro de onde =(

Ou com squares! Acho que farei o meu assim =) Não sei exatamente como funciona com quadradinhos, mas acho que 1 por dia! Esse é aquele gráfico do video complementar da aula básica, para ver, clique aqui!

Foto Attic 24

Foto Attic 24

Encontrei essa receita em Português, acho que vai ficar legal!

E para quem vai fazer com ponto baixo apenas, encontrei essa tabela no mesmo post sobre a Manta do tempo. É uma tabela com o número de pontos que você precisa ter, de acordo com a agulha e tamanho da manta que quer. Tem desde de bebê até cama king! Estou muito ansiosa para começar o meu, então não vou traduzir a tabela, ok?

Fonte: Crochet Crowd

Fonte: Crochet Crowd

A minha eu defini que quero fazer até agosto. Comecei!! Vou usar sempre a temperatura máxima do dia. Vou fazer com anne e agulha 2,5mm. Serão quadradinhos de 9,5 cm. Que vai dar mais ou menos uma manta de 1,70 x 1,20m. Vão ser um pouco mais de 230 quadradinhos. Vou juntar eles com pb última carreira até chegar próximo a 1,20m, e em seguida vou emendar em cima do último e voltar por cima da primeira carreira de quadradinhos, sempre seguindo essa ordem.

Minhas cores e temperaturas

Eu tenho muuuuita linha Anne, que acabo não usando pois não uso para os amigurumis. Então minha manta será com ela.foto-08-01-17-09-44-54

E as cores que defini foram essas abaixo! Vou postando o progresso no meu Instagram e nas Histórias por lá, para quem quiser acompanhar! Esse é meu desafio para 2017! E você, me acompanha?! Quem fizer usa as hashtags #mantadotempo, #olhaminhamanta e #olhadani quando postar no face e instagram!

manta_do_tempo

9 Comments
  • Agatha, January 8, 2017 Reply

    Adorei a ideia, Dani! Acho que vc podia fazer uma campanha no insta com uma # própria pra quem topar o desafio... Acho que vou aderir tb. Beijos!

    • Dani Dalledone, January 8, 2017 Reply

      Oba!!! Faz sim!!! Editei o post! As hastags #mantadotempo, #olhaminhamanta e #olhadani! Eu já comecei mas ainda nao postei foto! Beijos Agatha!

  • Cristiane Prata, January 8, 2017 Reply

    Adorei! Não sei se poderei começar agora, mas achei o máximo! Parabéns pela ideia

    • Cristiane Prata, January 8, 2017 Reply

      Também moro em Curitiba! O mais legal que provavelmente ainda assim nossas colchas não ficarão iguais!

  • alineakiw, January 9, 2017 Reply

    Impressionante!!! e mágico.

  • miriam, January 12, 2017 Reply

    acho que minha manta vai ficar de uma cor só Dani...... rs.

  • Elaine Antunes, January 12, 2017 Reply

    Olá Dani...as cores nós mesmos que definimos? Fiquei com muita vontade de fazer para minha filha...
    ;) Obrigada por dividir a ideia conosco...

    • Dani Dalledone, January 17, 2017 Reply

      Olá! Sim, você mesma que defini a paleta de cores e o intervalo de temperatura de cada cor!


Leave A Comment

Leave a Reply