• Background Image

    Minha manta – Primeiros 15 dias

    January 17, 2017

January 17, 2017

Minha manta – Primeiros 15 dias

IMG_5515 copy

Oi Pessoal! Genteeeeee, eu fiquei muito feliz com a repercussão do post da manta! Nunca imaginei que tanta gente iria abraçar a ideia comigo <3 Gente que nunca trabalhou com linha fininha, que não fazia crochê há anos! Que legal, muito obrigada pelo carinho!

O post de hoje é sobre o andamento da minha manta, as conclusões que cheguei até agora e uma resposta geral das perguntas e mensagens que tenho recebido.

A maior questão levantada foi sobre a manta ser somente de uma cor, já que muitas regiões do Brasil é só calor. No post da manta, eu dei a sugestão de definir uma cor por grau, assim se um dia está 31º, será, vermelho, por exemplo. 30º, laranja, 29º, rosa, e assim por diante. Estamos no verão e, claro, até a minha que é feita pela temperatura de Curitiba está monocolor ainda. Como se trata de um projeto a longo prazo, a variação de cor se dá pela mudança das estações, então a cor da minha manta vai começar a variar a partir de abril. Uma opção bem legal que surgiu em um grupo no face foi definir pelo tempo, e não temperatura. Então nublado é uma cor, chuva é outra, céu limpo é outra… mas isso tudo quem defini são vocês mesmo, assim como as cores a serem utilizadas. Na ideia original eram 8 cores.

Eu comecei a fazer a manta no dia do primeiro post, dia 8.01, pela temperatura máxima do dia segundo o app do tempo, em Curitiba. Resolvi fazer com um square simples. Mas a Monique, minha aluna, estava fazendo retroativo e eu achei a ideia ótima! Então busquei a temperatura máxima dos dias que já tinham passado e estou fazendo 2 quadradinhos por dia, até chegar ao número de dias do ano. Dessa forma, eu sei que vou terminar minha manta dia 09 de setembro de 2017.

Eu defini que ela teria cerca de 1,30×1,70m, por isso teria 252 quadradinhos (Nossa a minha conta do Instagram tava bem errada! hahahaha desculpa gente! Eu sou de exatas, mas da área de desenhar. A propósito: eu nunca me conformei que Design Gráfico é um curso de exatas e eu fazia. E ainda era uma das melhores alunas. Só porque não exigia matemática hehe) Mas enfim, acho que é isso aí mesmo, 252 quadradinhos. Saberemos quando for chegando no final.

Uma coisa que eu percebi (já que nunca tinha feito nenhuma manta) é que vai muuuuito fio! O meu fio vermelho já está acabando, então terei que comprar mais um novelo =/ . Então não sei se eu vou conseguir dar fim na minha caixa de linhas, já que esse era uma das minhas metas fazendo a manta. Vou comprar um novo novelo conforme a cor acabar, e vou torcer para usar ele todo!

Muita gente também fala que queria participar mas nao tem tempo. Calculei o tempo (com um cronômetro e não sozinha, por isso é 100% de chance de acerto do cálculo hehehe) e não leva mais de 30 minutos por dia. Vou comentar isso no tópico abaixo.

Uma dica importante para quem está fazendo de quadradinhos é já costurar ele na sequência, para não se perder. E marcar com um alfinete qual foi o último feito. E além disso, já arrematar as linhas que sobrarem. Porque pense fazer isso depois nos 200 quadradinhos…. já sei que ela ia ficar encostada para todo o sempre hehehe.

A minha manta está assim:manta_do_tempo

Como ela está contribuindo para minha vida e bem estar

Muita gente diz que o crochê é uma terapia, que esquece da vida e dos problemas quando pega na agulha. Para mim, talvez por ser trabalho, é quando a cabeça ferve de ideias e eu quero fazer tudo ao mesmo tempo. Fico super ansiosa, não sei por onde começar e o que começar. Aquela coisa de não querer ir dormir mesmo com o olho ardendo, a mão doendo, as costas travadas, bexiga explodindo… mas… só uma carreira! Então. Welcome to my life. Mas com a manta eu tive que aprender a controlar a ansiedade, e pra isso ela está sendo uma ótima terapia e exercício. Eu já queria fazer todos os quadradinho porque eu queria ver ela pronta logo!!!!!!!! Mas a previsão de amanhã pode mudar! A gente nunca sabe quando a Argentina vai mandar uma frente fria. Então não adianta querer fazer mais, porque amanhã é outro dia, outra temperatura e outra cor. Uma coisa de cada vez, um dia depois do outro. E assim ela vai ficar pronta em setembro, aceite isso, Danielle. E pronto, não tem o que fazer.

Aí ontem eu já estava nervosa que só tem mais uma pequena bolinha de fio vermelho e vai que não desse pro próximo quadradinho!!! E aí amanheceu com outra cor de temperatura e eu não precisei usar a bolinha =) me preocupei a toa, né? Igual a vida, não adianta se antecipar antes de saber o que vai acontecer.

Às vezes a gente fica tão presas a tarefas, encomendas e obrigações que não guarda um tempinho do dia para fazer algo por nós mesmos. Essa foi uma das maiores lições que eu aprendi em 2015 e 2016. Se você sente que sua vida anda assim, reserve os 30 minutinhos do dia para fazer isso por você (se for do seu gosto e se vai te fazer feliz). Faz anos que queria fazer uma manta e nunca fiz. Uma para mim e não para vender. Quanto de crochê que você, crocheteira, tem na sua casa? Eu não tenho quase nada! É tudo encomenda. Esse ano que consegui dar dois amigurumis de presentes para pessoas que eu gosto, porque não tinha tempo, porque me permiti disponibilizar um tempo para fazer 3 pessoas felizes: os presenteados e eu mesma. Um dele meu sobrinho de 3 anos, que disse assim: “Tia Dani, esse bicho é pra ficar em qual casa?” Porque eu nunca deixo ele pegar e nem levar pra casa os bichinhos da loja, curso ou encomendas, tadinho. Ele nem acreditava. Então se permita fazer algo por você, nem que seja só por 30 minutos por dia (para começar)

E você, como está a sua manta?! Me conta! Me mostra! Ela tem feito algum benefício para você? Conta aqui nos comentários!

Se está fazendo e postando nas redes sociais, posta com a hastag #olhaminhamanta #mantadotempo #desafiocroche2017 #olhadani pra eu ver! Mas seu perfil tem que estar público pra eu visualizar, tá?

Beijos!!

 

 

 

4 Comments
  • Elaine Antunes, January 17, 2017 Reply

    Ai Dani...que lindo!!!
    Ainda não determinei quando devo começar a minha, ou melhor, da minha filha, mas quero comprar os novelos já no mês que vem! Escolhi as cores de acordo com a decoração do aniversário de 4 aninhos dela e também devem ser a mesma para a decoração do quartinho dela. Estou super ansiosa para começar!!!
    Mas o mais importante...escolhi o ponto...já é um começo, não?!?! Obrigada por tantas coisas lindas que divide conosco!

    • Dani Dalledone, January 20, 2017 Reply

      Oi Elaine! Sim, já é um começo! <3 Me conta quando comprar os novelos, quero ver as cores!! Beijoss

  • Fernanda Basilice, September 14, 2017 Reply

    Eai Dani a quantas anda a sua manta??? Mostra pra gente... Deve estar maravilhosa bem colorida!!!!!
    Minhas linhas acabaram e vou comprar mais pra recuperar os meses parada... Mais sempre registrando o temperatura..rsrs!!! bjs!!


Leave A Comment

Leave a Reply