Oi pessoal!

O vídeo do polvinho completou 1 mês! E nesse tempo eu, que conforme falei, não entendia muita coisa sobre os prematuros, hospitais e tudo mais aqui no Brasil, aprendi muitas coisas e vim dividir isso com vocês!

Em relação ao material, está descrito na receita do projeto Octo que o fio precisa ser 100% algodão. A palavra “mercerizada” não consta no descritivo da receita. Para quem não sabe, o processo de mercerização é um banho de soda cáustica que a linha recebe para ficar com aparência mais brilhante e sedosa, absorver a cor e ter mais resistência. Claro que esse processe é feito de maneira segura, e que o produto final não vai derreter a nossa pele. Mas acredito que são dois tratamentos químicos a mais que o fio recebe, que no Barroco não tem. Entrei em contato com a Círculo para um posicionamento, mas me responderam que não tocariam mais nesse assunto pois estava gerando muita polêmica.

Eu estive na Europa ano passado, não foi na Dinamarca, mas os fios que encontrei em Portugal e na Irlanda não eram tão macios quanto o Barroco. Então, na minha opinião, o fio tem que ter um toque suave independente se mercerizado ou não. Optei por usar Barroco porque ele é sim mais grosso, e por isso conseguimos produzir mais em menos tempo. Ele sendo mais grossinho, temos menos carreiras, que deixa a superfície do polvinho mais uniforme, sem tantos gominhos. E além do mais, os bebês não vão vestir o polvo, e sim ficar do ladinho deles.

O modelinho que criei foi para adaptar o projeto à linha Barroco 6, que com meu ponto ficou dentro das medidas estipuladas. A cabeça com cerca de 9cm, e os tentáculos com cerca de 20 cm. Optei por uma cabeça sem variação de formato para que pudéssemos decorar a receita com mais facilidade e produzir muitos polvinhos sem precisar ter mãos o vídeo ou receita impressa. Caso o seu polvo fique menor, não tem problema! Ainda melhor! Caso ele fique maior, tente fazer com Barroco 4, que deve ficar de um tamanho bom.

Conforme a própria descrição do projeto octo, por ser artesanal e cada artesã ter uma tensão de ponto, cada polvinho terá sua carinha, seu formato e tamanho. Estando dentro das medidas, como meu está, é o que importa.

Em relação ao enchimento, pode ser usada a fibra acrílica, que resiste a temperaturas até 170ºC.  Testamos bolinhas na autoclave e deu tudo certo! Já tem hospitais utilizando os polvinhos da forma como está no video. Os polvinhos são de um único bebe e são levados embora quando recebem alta. Por isso esse projeto é contínuo e doações serão sempre bem vindas.

A higienização deles é feita pelo próprio hospital: primeiro são lavados e depois colocados na autoclave. Mas cada hospital tem seus  processos, então é bom entrar em contato com eles antes de fazer uma grande doação.

E para fechar o vídeo, vou ensinar algumas variações do primeiro vídeo.

Caso seu polvo fique muito grande com barroco 6, você pode pegar uma agulha menor ou usar barroco 4, ou fazer uma carreira a menos de aumentos (2pb, aum). E apenas 8 carr de pb, ao invés de 10. E começar a diminuir na ordem (2pb, dim).

Caso o seu ponto seja muito aberto, você pode fazer o ponto square, que fica um pouco mais fechadinho que o pb normal.

Foi levantada a questão sobre o ponto alto não ser adequado para os tentáculos, pois o bebê pode engatar um dedinho. Então para evitar polêmicas, vamos fazer conforme o projeto original que é feito com pontos baixo, pois o meio ponto alto também deixam alguns buraquinhos entre eles.

Assista ao vídeo para o tutorial (mais no finalzinho)

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *