Uma boa foto, além de transmitir mais profissionalismo ao seu cliente, é essencial para vender seu produto. E por mais linda que uma foto da internet seja, você não deve usá-la de jeito nenhum para vender seu produto por quatro motivos:

1 – Ela não é sua, foi outra pessoa que fez. Outra pessoa que pagou um fotógrafo ou disponibilizou tempo para ter aquela foto;

2 – É feio e sem ética e faz de você uma pessoa horrível;

3 – Você está fazendo propaganda enganosa caso não consiga reproduzir exatamente aquilo para seu cliente;

4 – Toda vez que alguém posta uma foto de outra pessoa sem os créditos ou como se fosse sua, um panda, uma baleia, um golfinho e um mico leão dourado morrem.

Uma alternativa caso você ainda não tenha portfólio próprio é sempre deixar claro para seu cliente que aquela foto é para inspiração somente e dar os créditos ao autor, mas que você consegue reproduzir. E conforme tiver o seu, fotografa e usa aquela foto.

Então resolvi dar umas dicas aqui para vocês terem fotos melhores e com carinha de profissional =)

Luz

Para uma foto ficar boa, você precisa ter uma luz boa. Então nunca na história da sua vida fotografe um produto a noite para colocá-lo a venda. É o processo, ele está pela metade, ok! Você quer mostrar para os seus clientes o que você está fazendo. Mas após finalizado fotografe ele com luz natural.

Você pode montar um mini estúdio perto de uma janela, onde entre muita luz.

Outra dica é não usar flash. O flash pode estourar as partes mais claras da sua foto e ela ficar feia.

Fundo e ambientação

É legal tirar a foto em um fundo neutro, que contraste com seu produto e sem outros objetos atrás. Por exemplo, as primeiras fotos que eu tirei, foi em uma cadeira da minha sala, que coloquei na frente da porta da sacada. Com bastante iluminação e o fundo neutro não interfere no bichinho.

IMG_0403

Esse mês passei na praia, na casa da minha vó. Ela tem um pufe quadradinho, desse bem normais, e uma poltrona branca. Para fotografar os bichinhos que fiz lá, puxei a os dois para um lugar iluminado, na frente da porta (sim, ninguém podia nem entrar nem sair enquanto eu fotografava!). Deixei as costas da cadeira e o pufe encostados. Pronto, tenho um fundo e uma base brancas. As fotos ficaram ótimas.

IMG_1959_pequena

No fim, gostei tanto desses fundos que cheguei em Curitiba e fui procurar um também. Comprei tipo aquelas toalhas de plástico (não é TNT, ele é transparente e seu fundo vai ficar tosca. Aliás, TNT é uma coisa que poderia ser banida do mundo, porque é UÓ). Essa toalha é uma de plástico na frente, às vezes tem desenho imitando tecido (mas compre branca ou uma cor lisa!!) e atrás parece uma toalhinha, sabe? 2 metros custou R$ 19,00. Coloquei ela no chão e apoiada no meu pufe, na frente da janela. Et voila: tenho um fundo infinito. Você também pode usar tecido (desde que passado!), papel, EVA… qualquer superfície lisa!

Câmera

Hoje em dias os celulares tem ótimas câmeras. Mas caso você não tenha um bom celular, uma câmera com uma resolução de no mínimo uns 5 mpx é suficiente. Eu acabei comprando uma camera semi-profissional, dessas que troca a lente. Mas porque uso MUITO, tanto para os crochês como para os convites. Para mim é bom porque volta e meia imprimo material e preciso de fotos com alta resolução. Se você só vai postar, não precisa de muita resolução.

Criatividade

Inove nas composições e ângulos não tão óbvios para as fotos. Foque em detalhes. Use a criatividade e tire fotos fantásticas. Para o caso de venda, é melhor ter fotos que mostre bem os produtos. Mas vez ou outra é legal postar algo diferenciado.

Use a criatividade também na hora de montar o seu estúdio. Tive aula de fotografia na faculdade e o que mais tem em fotos de estúdio é “chuncho”. De comida então… Vish. Palitos por todos os lados, águinha borrifada no alface e fumaça de cigarro saindo do delicioso prato de macarrão.

Olhem só o meu mini estúdio. Estão vendo que o tecido era maior que o pufe? Então, coloquei um cabo de vassoura depois para que ele ficasse retinho até o fim.

IMG_2345_logo
Lisbon sensualizando pra aparecer no blog <3

Tratamento

Às vezes a foto fica meio escura, ou precisa ajustar uma sombra, tecido dobrado ou algo assim. Para isso é sempre bom ter um Photoshop ou similar para dar uma tratadinha. Sim, os fotógrafos profissionais mexem digitalmente nas fotos! Pode ser que ela fique meio torta, tem que ajeitar. Aumentar contraste, dar brilho, colocar um filtro. Por exemplo: a foto ficou meio azul, precisa de um filtro quente (laranja, amarelo). Ou ficou amarela, precisa de um filtro frio (azul).

Por mais que a câmera seja boa, precisa dar uma mexidinha às vezes. Nas do polvinho não precisei fazer nada. Nas de hoje eu precisei porque ficaram marcas no tecido, e o sol ia e vinha e como eu tiro no manual, algumas ficaram muito branca e fria. Não vou ensinar a mexer no Photoshop porque cada caso é um caso. Google e cabeça estão aí pra usar, cheio de conteúdo, só procurar um videozinho tutorial para ensinar essas coisas. Estou ensinando vocês a pescar, né?

post_foto
Fotos originais

Ninguém disse que era fácil. Fácil é fazer de qualquer jeito. Mas não tem desculpa. É esse tipo de carinho e dedicação que faz seu negócio ir para frente. É assim, tendo comprometimento com você mesmo, que você demonstra comprometimento com seus clientes. Demonstra o carinho e o que o seu trabalho representa para você. Hoje fiquei das 16h00 às 22h entre fotografar, arrumar a sala de novo e tratar todas (parei 20 minutos pra tomar banho e mais 20 pra comer, apenas). Tirei 95 fotos pra usar umas 10.

Olhem o resultado final. O que acharam?

*Por último, uma dica de ouro: Coloque sua logo em um lugar que dificulte os espertinhos a cortarem e usarem sua foto.

IMG_2340_arrumada_logo
Resultado final, depois do tratamento.

Posts Similares