Olá pessoal!
Procurando coisas legais para fazer de crochê, encontrei nesse site essa ideia que achei muito legal!
Há alguns anos, uma marca de fios americana estava fazendo um novo branding e lançou essa Manta do Tempo (Temperature Blanket) baseada nas cores das suas linhas. Ela lançou um medidor de crochê, onde cada faixa de temperatura correspondia a uma cor. Continue lendo que você vai entender melhor!
Então, funciona assim: a cada dia você se compromete a fazer 3 carreiras da sua manta com a cor correspondente a temperatura que está onde você mora. Você pode usar o app do celular ou entrar em sites que digam a temperatura do dia, você pode escolher a máxima ou a mínima, ou a temperatura sempre na mesma hora do dia. Se você não vai poder crochetar algum dia, marque a temperatura para fazer depois. Mas não pode trapacear só para colocar uma cor que você quer em seguida da outra! Tem que obedecer certinho!!!
Para definir as suas cores e temperaturas
Nessa imagem, você pode ver que temos 8 cores correspondentes a 8 faixas de temperatura. Em Curitiba, provavelmente eu usaria todas as 8 cores apenas nas 3 carreiras do dia, pois o tempo aqui é muito louco! Mas em alguns lugares do Brasil sabemos que a temperatura varia pouco. Então a dica é montar a sua com as temperaturas da sua região. Por exemplo, se onde você mora nunca faz menos de 20º C, então o seu “mais frio” pode ser 20º C, porque não adianta você utilizar temperaturas negativas no seu medidos se você não vai usar, aí sua manta não vai ficar colorida. Você não precisa usar faixas, por exemplo, se a temperatura da sua região varia de 20º a 30º C, você pode trocar de cor a cada 2ºC, apenas. Assim sua manta vai ficar coloridinha e linda =)
Em Curitiba, acho razoável definir 30º como temperatura máximo. E como é difícil termos temperaturas abaixo de 0º, essa vai ser a mínima.
Receitas
Não tem tamanho específico e nem um determinado tempo para fazer, por isso ela pode seguir diversos modelos.
Você pode fazer uma manta toda de ponto baixo, essa seria o jeito mais fácil de fazer. Ficaria como esse aqui:
Pode usar uma receita chevron (adoro!):
Com um ponto trabalhadinho: (acho fofo!)
Ou com squares! Acho que farei o meu assim =) Não sei exatamente como funciona com quadradinhos, mas acho que 1 por dia! Esse é aquele gráfico do video complementar da aula básica, para ver, clique aqui!
Encontrei essa receita em Português, acho que vai ficar legal!
E para quem vai fazer com ponto baixo apenas, encontrei essa tabela no mesmo post sobre a Manta do tempo. É uma tabela com o número de pontos que você precisa ter, de acordo com a agulha e tamanho da manta que quer. Tem desde de bebê até cama king! Estou muito ansiosa para começar o meu, então não vou traduzir a tabela, ok?
A minha eu defini que quero fazer até agosto. Comecei!! Vou usar sempre a temperatura máxima do dia. Vou fazer com anne e agulha 2,5mm. Serão quadradinhos de 9,5 cm. Que vai dar mais ou menos uma manta de 1,70 x 1,20m. Vão ser um pouco mais de 230 quadradinhos. Vou juntar eles com pb última carreira até chegar próximo a 1,20m, e em seguida vou emendar em cima do último e voltar por cima da primeira carreira de quadradinhos, sempre seguindo essa ordem.
Minhas cores e temperaturas
Eu tenho muuuuita linha Anne, que acabo não usando pois não uso para os amigurumis. Então minha manta será com ela.
E as cores que defini foram essas abaixo! Vou postando o progresso no meu Instagram e nas Histórias por lá, para quem quiser acompanhar! Esse é meu desafio para 2017! E você, me acompanha?! Quem fizer usa as hashtags #mantadotempo, #olhaminhamanta e #olhadani quando postar no face e instagram!