Há anos ouvimos a mesma história sobre os dois lados da história: do que compartilha e do que cria.
Entendo que a justificativa do compartilhamento vem lá de antigamente, quando as pessoas olhavam e não tinham a receita, por isso copiavam. Ou então era complicado encontrar as revistas e livros, por isso umas tiravam fotocópias das outras.
Porém os tempos mudaram e hoje é muito fácil encontrar conteúdo e informação. Muita coisa mudou nos últimos 10, 20, 30, 40, 50 anos… Entendo que mudar ou entender a forma como as coisas caminham às vezes é mais difícil para algumas pessoas.
Pensando nisso eu desenhei (e escrevi) um esquema mostrando como funciona hoje o mercado econômico que gira em torno do artesanato, e como o Designer de Receitas e moldes virou uma profissão. Dessa forma eu acredito que seja mais fácil visualizar que, ao compartilhar o ciclo todo é prejudicado.
Sem brigas, sem acusações e discussão, vamos olhar e pensar com carinho em tudo isso. Uma coisa é uma receita ser emprestada para sua mãe, tia, melhor amiga real oficial (não virtual). Não é o ideal, mas é uma pessoa apenas. Outra coisa é repassar a receita em grupos enormes de pessoas semi-desconhecidas…
Ao designers que quiserem, podem adicionar nos seus pdfs para venda, fiquem à vontade para baixar e enviar para todos os grupos que conseguirem =)
Beijos, Dani!