Há anos ouvimos a mesma história sobre os dois lados da história: do que compartilha e do que cria.

Entendo que a justificativa do compartilhamento vem lá de antigamente, quando as pessoas olhavam e não tinham a receita, por isso copiavam. Ou então era complicado encontrar as revistas e livros, por isso umas tiravam fotocópias das outras.

Porém os tempos mudaram e hoje é muito fácil encontrar conteúdo e informação. Muita coisa mudou nos últimos 10, 20, 30, 40, 50 anos… Entendo que mudar ou entender a forma como as coisas caminham às vezes é mais difícil para algumas pessoas.

Pensando nisso eu desenhei (e escrevi) um esquema mostrando como funciona hoje o mercado econômico que gira em torno do artesanato, e como o Designer de Receitas e moldes virou uma profissão. Dessa forma eu acredito que seja mais fácil visualizar que, ao compartilhar o ciclo todo é prejudicado.

Sem brigas, sem acusações e discussão, vamos olhar e pensar com carinho em tudo isso. Uma coisa é uma receita ser emprestada para sua mãe, tia, melhor amiga real oficial (não virtual). Não é o ideal, mas é uma pessoa apenas. Outra coisa é repassar a receita em grupos enormes de pessoas semi-desconhecidas…

Ao designers que quiserem, podem adicionar nos seus pdfs para venda, fiquem à vontade para baixar e enviar para todos os grupos que conseguirem =)

http://thmbydani.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Infografico_pirataria-00.jpg

Beijos, Dani!

Similar Posts

3 Comments

  1. Excelente esse esquema! Mais explicado do que isso, impossível. Tomara que as pessoas tenham mais consciência. Parabéns pelo seu trabalho!

  2. Super amei
    Parabéns mesmo pela iniciativa. Venho lutando com isso a bastante tempo.
    Te mandei msg no Instagram aguardo seu retorno lá. Obrigada de novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.